Comissão da Alba aprova medida contra declarações do CEO do Carrefour após embargo sobre carne
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou uma nota de repúdio contra as declarações do CEO global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, sobre o embargo à comercialização de carnes do Mercosul. A medida foi tomada por parlamentares na terça-feira (26).
Os deputados baianos classificam as falas de Alexandre Bompard como “irresponsáveis e preconceituosas” por colocar em xeque, “de maneira injustificável, o padrão de qualidade da pecuária brasileira”. Os parlamentares argumentam ainda que o Brasil “ é um dos maiores exportadores de proteína animal do mundo, justamente por cumprir todas as exigências sanitárias”, “Os pecuaristas brasileiros produzem com excelência e respeitam as leis ambientais mais rígidas do mundo”, diz a nota.
Na semana passada, Bompard afirmou que a rede Carrefour deixaria de comprar carne do Mercosul por o bloco “não atender às exigências e normas sanitárias e ambientais”.
Na Comissão, foi argumentado que a declaração do CEO tem como pano de fundo uma disputa comercial patrocinada por pecuaristas franceses contrários à assinatura de importação e exportação entre os dois blocos.
O acordo visa a redução de importação e exportação entre os dois blocos.
“É legítimo que cada país defenda os interesses comerciais do seu setor produtivo, mas é completamente inaceitável que o CEO de um grupo mundial, com negócios inclusive no Brasil, faça declarações irresponsáveis e mentirosas sobre a qualidade da carne produzida em nosso território”, salienta o comunicado.
“[É] imperativo que o Grupo Carrefour se retrate, pedindo desculpas aos pecuaristas brasileiros. Não aceitaremos que nenhum interesse escuso de grupos internacionais manche a imagem de um dos setores nacionais que mais investem em qualidade de produção”, destaca.

Poste um comentário